quinta-feira, 14 de junho de 2007

Banco de Macau libera contas da Coréia do Norte

Por Tan Ee Lyn





HONG KONG (Reuters) - O impasse que impede a conclusão de um acordo para o desarmamento nuclear norte-coreano se aproximava do final na quinta-feira, com a liberação de contas de Pyongyang que estavam congeladas em um banco de Macau.

"Basicamente tudo [que estava na conta] foi transferido. Para Macau, este incidente teve uma conclusão", disse o governo da ex-colônia portuguesa, hoje território chinês.

Segundo comunicado das autoridades, o Banco Delta Ásia transferiu mais de 20 milhões de dólares de dezenas de contas, seguindo instrução de diversos clientes no misterioso país comunista.

A Coréia do Norte se recusava a cumprir o acordo de fevereiro, relativo ao fechamento de suas instalações nucleares, até que cerca de 25 milhões de dólares depositados no Banco Delta Ásia fossem liberados pelos canais bancários regulares.

O dinheiro havia sido bloqueado depois que os EUA colocaram o banco de Macau numa lista negra, acusando-o de lavar dinheiro norte-coreano oriundo de atividades ilícitas.

"A bola está na quadra da Coréia do Norte, e temos de ver se [o país] vai implementar prontamente as medidas da primeira fase definidas em 13 de fevereiro em Pequim", disse uma fonte diplomática em Tóquio.

Nenhum comentário: