Colaboração para a Folha Online
Com pouco mais de um terço dos votos do caucus apurados no Estado do Texas, o senador Barack Obama lidera com 52% dos eleitores, enquanto a senadora Hillary Clinton computa 48%, de acordo com informações da rede de TV americana CNN.
O resultado do caucus neste Estado decidirá a escolha de 67 delegados.
Uma possível conquista de Obama no caucus pode sinalizar que o senador por Illinnois não perdeu muito terreno nos dois grandes Estados -- Texas e Ohio --, apesar da vitória da senadora. Com a conquista em três dos quatro Estados onde houve disputas democratas nesta terça-feira, Hillary obteve uma vantagem de apenas 12 delegados sobre seu rival.
Até a terça, Obama havia conseguido 11 vitórias consecutivas, chegando à décima segunda ao ganhar em Vermont. No entanto, Hillary interrompeu a seqüencia de Obama ao ganhar em Rhode Island.
De acordo com a rede CNN, Obama tem até o momento 1.520 delegados, entre eles 199 superdelegados; enquanto Hillary conseguiu 1.424, dos quais 238 são superdelegados. Um dos dois pré-candidatos precisa atingir no mínimo 2.025 delegados para garantir a nomeação do partido.
Na noite de terça, ao deixar a cidade de San Antonio, o senador Obama deixou entender que a disputa seja decidida entre os superdelegados. "Eu não acredito que será necessário chegarmos à convenção (para decidirmos o candidato)", afirmou Obama.
Mais de 350 superdelegados ainda devem decidir seu voto na convenção do partido democrata em agosto.
Próximas disputas
No calendário democrata, a próxima disputa significativa depois de abril ocorrerá no dia 6 de maio, com as primárias nos Estados de Indiana (com a disputa por 84 delegados) e da Carolina do Norte (134 delegados). No dia 3 do mesmo mês deve ocorrer uma votação na ilha de Guam (dependência dos EUA no oceano Pacífico), que garantirá apenas 9 delegados.
Ainda em maio, no dia 13, ocorre a primária no Estado da Virgínia Ocidental, com 39 delegados em jogo, e no dia 20, nos Estados do Kentucky (60 delegados) e Oregon (65 delegados).
Em junho ocorrem primárias em Montana, no dia 3, para a disputa de 24 delegados, e em Dakota do Sul, com 23 delegados; no dia 7 ocorre um caucus em Porto Rico, para a disputa de 63 delegados.
Após as votações de ontem, a expectativa, segundo analistas, é que os dois pré-candidatos intensifiquem suas campanhas de captação de recursos para custear uma nova rodada de anúncios e propaganda, a fim de conquistar eleitores.
www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u378948.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário