segunda-feira, 3 de março de 2008

Hamas clama "vitória" após retirada israelense da Faixa de Gaza

Por Nidal al-Mughrabi








GAZA (Reuters) - Israel retirou seus soldados da Faixa de Gaza na segunda-feira depois de um apelo dos EUA para que o país colocasse fim a vários dias de combates nos quais foram mortos mais de cem palestinos e para que salvasse as negociações de paz.






Os militantes do Hamas, grupo que controla o território costeiro, clamaram "vitória" e prometeram continuar disparando foguetes contra o território israelense, lançando mais um contra a cidade de Ashkelon pouco depois da retirada dos soldados. Uma pessoa ficou ferida.






O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, disse que, apesar do fim da operação de cinco dias, o país continuaria realizando investidas militares contra a Faixa de Gaza enquanto não conseguisse diminuir de forma significativa o número de foguetes lançados pelos palestinos.






"Não vamos ser tolerantes, e ponto final. Vamos responder", afirmou Olmert.






Uma autoridade israelense do primeiro escalão disse, no entanto, que haveria um "intervalo de dois dias" para uma visita à região da secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice.






Desde que o presidente palestino, Mahmoud Abbas, suspendeu, como forma de protesto contra o derramamento de sangue, as negociações de paz patrocinadas pelos norte-americanos, Israel vem sendo pressionado por seus aliados em Washington a limitar a violência.






Em declarações dadas após a retirada israelense, Saeb Erekat, negociador palestino naquele processo, disse que o diálogo, que, segundo esperam os EUA, resultaria na formação de um Estado palestino até o final do ano, continuaria paralisado.






"Estamos nos esforçando para atingirmos um clima de calma total, o total encerramento das hostilidades. Queremos ter certeza de que isso que ocorreu não se repetirá", afirmou.






http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRB58108820080303

Nenhum comentário: