RIO - A pré-candidata à Presidência americana, Hillary Clinton, se desculpou nesta quinta-feira pelas declarações da candidata à vice-presidência dos EUA em 1984 e membro do comitê financeiro da campanha de Hillary, Geraldine Ferraro, que afirmou que Obama só estaria à frente na corrida presidencial "apenas por ser negro" . Segundo ela, "Obama teria muita sorte de ser quem é". Após as polêmicas declarações, Ferrano renunciou à sua função.
- Eu rejeito o que ela disse e certamente repudio as declarações - disse Hillary nesta quinta-feira.
" Peço desculpas se alguém se ofendeu. Certamente as declarações não tinham intuito de ofender ninguém "
A senadora pediu desculpas aos negros pelas delcarações de Ferraro.
- Peço desculpas se alguém se ofendeu. Certamente as declarações não tinham intuito de ofender ninguém.
A afirmação de Ferraro, que era encarregada de arrecadar fundos para a campanha de Hillary, dividiu opiniões no partido Democrata. "Meus comentários foram tirados do contexto de uma forma tal e tachados de racista pelos assessores de Obama de uma forma tal que estão fazendo precisamente o que eles não desejam - estão reverberando no Partido Democrata e dividindo-nos ainda mais", afirmou Ferraro, em entrevista
Ao ser questionado sobre as declarações de Ferraro, Obama respondeu que ser um "homem afro-americano chamado Barack Obama" não representava o caminho mais curto para se chegar à Presidência dos EUA.
"Qualquer um ciente da história deste país não levaria a sério, acredito, a idéia de que isso tem sido uma grande vantagem. Mas não acho, tampouco, que isso seja uma desvantagem", afirmou o pré-candidato.
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/03/13/hillary_clinton
_pede_desculpas_por_polemica_racial-426221859.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário