JERUSALÉM (Reuters) - O governo israelense anunciou ontem que não irá mais cooperar com a influente emissora árabe de TV Al-Jazeera, acusando-a de produzir reportagens parciais, que favorecem o grupo islâmico palestino Hamas.
Autoridades israelenses disseram que membros do governo não irão dar entrevistas para a Al-Jazeera -emissora por satélite, com sede no Catar -e o país poderá negar vistos a seus funcionários por causa de sua cobertura do conflito entre Israel e os militantes palestinos da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas.
A Al Jazeera nega favorecer um dos lados.
"Se eles representam um lado às custas do outro sem serem objetivos, por que nós temos de ter relações com eles? Por que temos de prover serviços para eles?", disse à Reuters o vice-ministro de Relações Exteriores de Israel, Majalli Whbee.
Whbee afirmou que o ministério vai expor suas preocupações em cartas à sede da emissora e ao governo do Catar. A TV Al Jazeera também transmite em inglês - serviço que não seria afetado pelo boicote, disse um funcionário israelense de alto escalão.
O chefe da sucursal da AlJazeera em Israel e nos territórios palestinos, Walid al-Omari, afirmou que a cobertura da emissora não é tendenciosa e não demonstra simpatia ao Hamas ou a quem quer que seja.
Omari disse que nas duas últimas semanas os porta-vozes da Chancelaria israelenses não têm cooperado com a emissora.
"Nós os convidamos a dar declarações e eles começaram a apresentar todo o tipo de desculpas", disse Omario à rádio do Exército de Israel.
Um alto funcionário israelense acusou a equipe da Al Jazeera - da unidade que transmite em árabe - de ter feito uma filmagem previamente arranjada com o Hamas de um blecaute, em janeiro, na Faixa de Gaza. A região ficou às escuras depois que Israel cortou o fornecimento de combustível, alegando que a medida era uma resposta aos foguetes lançados de Gaza contra o lado israelense.
Falando sob condição de manter o anonimato, o funcionário afirmou que os representantes do governo se reuniram duas vezes com a equipe da Al Jazeera nas últimas semanas para discutir suas preocupações.
_israelense_anuncia_boicote_tv_al-jazeera-426196462.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário