terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Requião cancela reunião com secretariado e tira TV do ar

Ana Paula de Carvalho - Especial para O Globo




CURITIBA - O governador Roberto Requião (PMDB-PR) cancelou nesta terça-feira a reunião de secretariado chamada "Escola de Governo" e tirou do ar a programação da TV Educativa. A decisão foi motivada por novo despacho do Tribunal Regional Federal da 4ª região (TFR), na noite de segunda-feira. O desembargador Edgard Lippman Júnior proibiu a TV Educativa de retransmitir, a qualquer emissora, o programa governamental.




Surpreendido com a decisão, Requião chegou a reunir o secretariado para o encontro, mas logo em seguida anunciou o cancelamento da "Escola de Governo" por não poder transmitir o conteúdo da reunião no formato que mantinha desde 2003.




- A programação da TV Educativa está sendo inviabilizada. Uma ordem judicial determinou que a cada 15 minutos fosse ao ar uma nota da Associação dos Juízes Federais. Vamos cumprir a determinação. Vamos colocar a resposta do governo e a proclamação da Associação Brasileira de Imprensa sobre censura prévia. Sai do ar a TV Educativa no dia de hoje. No Paraná, com censura não - anunciou Requião.




A TV Educativa chegou a iniciar a transmissão, mas, sem alternativa, acabou transmitindo a imagem do esvaziamento do salão. A reunião com prefeitos do interior do Estado, no entanto, foi transferida para seu gabinete.




Procuradora-geral pede demissão após levar pito de Requião



Não foi só com o Ministério Público Federal que Requião comprou briga. Nesta terça-feira, a procuradora-geral do Estado, Jozélia Nogueira, pediu demissão do cargo, que ocupava desde março de 2007. O motivo foi o desentendimento no caso da defesa feita pela Procuradoria em relação ao Ministério Público Federal.




- Ele (Requião) me tratou de forma desrespeitosa na frente de jornalistas. Aos gritos, ele disse que eu havia dado uma contra-ordem. Eu apenas pedi para que a TV cumprisse a liminar do desembargador. Não tinha conhecimento que ele tinha dado ordem para, além da nota de desagravo, transmitir a resposta do governo. Entendi que estava defendendo o Estado para que o governador não pagasse outra multa - disse.




Na carta de demissão endereçada ao governador, além da procuradora, também deixaram seus cargos na Procuradoria Geral do Estado a diretora-geral, Silmara Bonatto Curuchet, a chefe de gabinete, Marisa Zandonai, e a assessora técnica, Lilian Didone.




- Hoje pela manhã Vossa Excelência superou-se. Em público, diante da imprensa e de todos os demais secretários de Estado, as agressões verbais ultrapassavam todos os limites de tolerância, de civilidade e, com todo respeito e sinceridade, de educação também - argumentou Jozélia.




Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa




do site:
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/01/22/requiao_cancela_reuniao_com_
secretariado_tira_tv_do_ar-328148473.asp

Nenhum comentário: