Agencia Estado
Observadores independentes projetam que o ultranacionalista Tomislav Nikolic e o presidente pró-Ocidente Boris Tadic foram os mais votados nas eleições sérvias e irão se enfrentar no segundo turno, previsto para o dia 3 de fevereiro, para definir quem ocupará a presidência do país. O Centro para Eleições Livres e Democracia de Belgrado, que faz sua própria contagem de votos junto aos funcionários eleitorais, disse que o líder do Partido Radical, Tomislav Nikolic, tinha 39% dos votos, enquanto Tadic, que tenta a reeleição, tinha 35%.
Os eleitores na Sérvia compareceram em massa ontem para escolher um presidente. A votação poderá determinar se a nação dos Bálcãs vai se aproximar da União Européia ou voltar a um isolamento semelhante ao da era do líder Slobodan Milosevic. Pesa sobre a votação a esperada declaração de independência, no próximo mês, da província separatista do Kosovo - coração medieval da Sérvia, agora dominada por albaneses pró-independência.
Tadic e Tomislav Nikolic eram os dois únicos candidatos, entre os nove que disputam a eleição, vistos com chances reais de serem eleitos. Cerca de 6,7 milhões de pessoas estavam aptas a votar, incluindo mais de 100 mil nas regiões do Kosovo controladas pelos sérvios. Os albaneses do Kosovo boicotam as eleições sérvias desde o início dos anos 1990. A comissão eleitoral disse que cerca de 54% dos eleitores haviam votado até duas horas antes do encerramento da votação, no maior comparecimento às urnas desde 2000, quando Milosevic perdeu o poder, e mais do que em 2004, quando Nikolic superou Tadic no primeiro turno, mas perdeu no segundo.
do site:
http://www.atarde.com.br/mundo/noticia.jsf?id=826460
Nenhum comentário:
Postar um comentário