sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Lula faz apelo de paz em cerimônia no Rio

O Globo e Agência Brasil Lula visita exposição do Holocausto no Palácio Itamaraty, no Rio - EFE

RIO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta sexta-feira que o brasileiro deixe a violência de lado e tente construir um país mais pacífico. O pedido foi feito no Rio de Janeiro, durante uma cerimônia pelo Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto, no saguão do Museu Histórico e Diplomático, no Palácio Itamaraty.




- Se fosse possível, o presidente da República bateria na porta de cada lar brasileiro, de cada escola, para fazer um apelo para que todos sejamos tolerantes, que deixemos a violência de lado - disse o presidente.




Lula afirmou que o Brasil é um país de "índole pacífica e tolerante", e enfatizou que o extermínio dos judeus cometido pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial não pode ser apagado da memória mundial.




- Lembranças tristes e trágicas como as do Holocausto não devem e não podem ser apagadas, como não podem ser esquecidas todas as formas de intolerância, especialmente aquelas alçadas à condição de política de Estado - afirmou.




Em seu discurso, o presidente pregou a tolerância e disse que seu governo tem se empenhado em combater todas as formas de preconceito e discriminação, acrescentando que, por determinação sua, a secretaria de Direitos Humanos realizará neste ano um mutirão de debates visando atualizar o programa de Direitos Humanos. O objetivo é reunir propostas de universidades, do poder judiciário, mídia e de todos os segmentos da sociedade.




Esta é a terceira vez que o presidente comparece a esse tipo de cerimônia. As outras duas aconteceram em São Paulo.




Lula passa domingo de carnaval no Rio



Depois de visitar a exposição "Holocausto Nunca Mais", o presidente seguiu para o Palácio Laranjeiras, onde almoçou com o governador Sérgio Cabral, que fará aniversário no próximo domingo.





Lula disse que passará o domingo de carnaval no Rio. Ainda não está claro se o presidente assistirá ao desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.




Nenhum comentário: