Por John Whitesides
COLUMBIA, Carolina do Sul (Reuters) - O republicano John McCain e a democrata Hillary Clinton passaram a se concentrar nas próximas batalhas da caótica corrida à Casa Branca neste domingo, após conseguirem vitórias difíceis nas primeiras votações no Sul e no Oeste dos Estados Unidos.
McCain derrotou por pequena margem seu rival Mike Huckabee, sábado, na Carolina do Sul -um Estado onde suas esperanças de chegar à presidência foram destruídas numa amarga disputa em 2000, que colocou George W. Bush no caminho para a Casa Branca.
"Demorou um pouco, mas o que são oito anos entre amigos", disse McCain, senador pelo Arizona, a seus partidários em Charleston. "Estamos bem em nosso caminho hoje à noite e eu me sinto bem."
Na corrida democrata em Nevada, Hillary venceu Barack Obama numa disputa apertada que incluiu votações nos famosos hotéis cassino do Estado, produzindo acaloradas denúncias de irregularidades. Os dois dividiram as duas primeiras disputas democratas.
"Acho que é assim que se ganha o Oeste," afirmou Hillary, senadora por Nova York, em Las Vegas. Mais tarde ela disse a repórteres: "Este é um passo numa longa jornada por todo o país".
Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts, venceu a corrida republicana em Nevada, que seus rivais deixaram de lado para se concentrar na Carolina do Sul.
Nenhum pré-candidato dos dois partidos assumiu o papel de favorito na disputa para a escolha dos dois candidatos que disputarão a eleição de 4 de novembro para suceder Bush, já que as primeiras grandes votações nos Estados tiveram vários vencedores.
A batalha pela nomeação a candidato à presidência dirige-se para o Sul, e as próximas disputas serão a primária democrata da Carolina do Sul no sábado e a primária republicana da Flórida, no dia 29 de janeiro.
Depois ambos os partidos voltarão suas atenções à "Super Terça", em 5 de fevereiro, quando ocorrem votações em 22 Estados, marcando uma grande mudança da política intimista das primeiras eleições para os vôos de costa a costa e campanhas com grandes orçamentos.
A primeira parada de Hillary após a vitória em Nevada foi em St. Louis, Missouri, onde haverá votação em 5 de fevereiro.
"Converse com seus amigos e vizinhos. Deixe claro que estaremos escolhendo um presidente em 5 de fevereiro, e temos que escolher alguém que esteja pronto para liderar desde o primeiro dia", disse ela.
Obama, senador por Illinois que pode vir a ser o primeiro presidente negro dos EUA, lidera as pesquisas na Carolina do Sul, onde se estima que mais da metade dos votos nas primárias seja de negros.
A VOLTA DE GIULIANI
A corrida republicana na Flórida marca a estréia do ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani, que viu sua grande liderança nas pesquisas de opinião nacionais desaparecer enquanto se afastava durante as primeiras votações primárias.
Giuliani aposta que uma vitória na Flórida o impulsionará a ter bons resultados em 5 de fevereiro em Estados populosos como Nova York, Califórnia, New Jersey e Illinois.
Para os vencedores de sábado, o prêmio foi uma dose de energia numa disputa onde a boa fase tem vida curta.
Hillary, que pode ser a primeira mulher presidente dos EUA, venceu a disputa democrata em Nevada, com 51 por cento a 45 por cento de Obama, e comparecimento de mais de 115 mil eleitores. O ex-senador pela Carolina do Norte John Edwards terminou num distante terceiro lugar.
A campanha de Obama disse que ele ganhará um delegado a mais do que Clinton na convenção nacional de nomeação, no verão, por causa de sua força em algumas áreas fora de Las Vegas, embora as autoridades estaduais do partido disseram que isso não será decidido até uma reunião em abril.
"Realizamos uma campanha honesta e para cima em Nevada, focada nos problemas reais enfrentados pelos norte-americanos, uma campanha que falava às esperanças das pessoas, e não a seus medos", disse Obama em comunicado.
(Reportagem adicional de Jeff Mason em St. Louis)
do site:
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/01/20/mccain_hillary_ja_miram_proxima_batalha_nas_primarias-328111287.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário