O Google introduziu no Google News, o agregador de notícias provenientes de vários media online, uma funcionalidade que permite aos protagonistas das notícias comentar as mesmas. A nova ferramenta está em fase de testes e disponível apenas na versão norte-americana do site. Mas, se tudo correr bem, chegará também à congénere portuguesa.
"Estamos a testar um mecanismo para publicação de comentários por parte de um subconjunto especial de leitores: aquelas pessoas ou entidades que foram reais participantes na história em questão", explicam Dan Meredith e Andy Golding, engenheiros de software do Google News, num post colocado no blogue oficial no passado dia 7 de Agosto.
"A nossa visão a longo prazo é a de que qualquer participante na notícia poderá enviar os seus comentários, e nós iremos exibi-los junto aos artigos acerca da história. Os comentários serão publicados na sua totalidade, sem qualquer edição, mas assinalados como 'comentários', para que os leitores saibam que é uma perspectiva pessoal, e não parte de um relato jornalístico", sublinham os responsáveis.
Os engenheiros esperam, "ao adicionar esta funcionalidade, poder melhorar a experiência noticiosa junto dos leitores, testando a hipótese de que - quer sejam investigadores de pinguins ou candidatos presidenciais - uma visão pessoal pode, por vezes, acrescentar uma dimensão totalmente nova à história".
Alguns analistas dizem que, apesar de interessante, a ideia não é fácil de implementar. O participante terá de, depois de encontrar as histórias em que está envolvido, enviar o comentário para o endereço disponibilizado pelo Google News (news-comments@google.com). E, nessa mensagem, terá de provar a sua identidade. Foi precisamente esta última fase do processo uma das mais discutidas nos fóruns e blogues da especialidade, durante os últimos dias.
Na página de ajuda do Google News refere-se: "É muito importante que nos seja possível confirmar a sua identidade. Nesse sentido, inclua instruções claras com o seu comentário. Se forem necessárias mais informações, entraremos em contacto via email". "Há formas válidas de confirmar a identidade, mas nenhum método é infalível", continua a explicação, reforçando a confiança dos leitores na autenticidade da origem dos comentários. E termina: "Se um comentário lhe for erradamente atribuído, contacte-nos.
"As dúvidas subsistem também acerca de como será efectuado o escrutínio dos comentários recebidos, e sobre que critérios serão aplicados na validação e selecção dos mesmos.
Questões de outra natureza, como o efeito desta funcionalidade no futuro dos media, estão também em debate na blogosfera.
Se os resultados forem positivos, o serviço já implementado no Google News norte-americano, em fase experimental, chegará às outras versões do agregador de notícias, incluindo a portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário