quinta-feira, 19 de junho de 2008

Governadora Wilma assina contratos para combate à seca e à pobreza













Assecom/RN





A governadora Wilma de Faria vai assinar amanhã (20), às 11h, em Brasília, novos contratos de empréstimos junto ao Banco Mundial. Entre empréstimos e contra-partidas, o Governo do Estado vai investir cerca de US$ 82,5 milhões (de dólares), o equivalente a quase R$ 135 milhões, em programas de combate à seca e à pobreza rural no Rio Grande do Norte.






A maior parte do dinheiro será aplicada no Programa de Desenvolvimento Sustentável e Convivência com o Semi-árido Potiguar, que inclui a construção de barragens submersas, açudes, cisternas e outros equipamentos que possam melhorar a distribuição de água tanto nas áreas urbanas como na zona rural. Com os recursos do financiamento, o Programa, executado pelo Governo do Estado, pretende reduzir o problema da falta de água em todas as regiões.






Entre as obras previstas estão a ampliação e automação do sistema produtivo da Adutora Monsenhor Expedito, através da construção de uma bateria de oito poços nas margens do riacho Boa Cica, que irá reduzir, pela metade, a retirada de água da Lagoa do Bonfim. Além disso, serão recuperados 47 açudes com mais de cinco milhões de metros cúbicos de capacidade de armazenamento em regiões críticas, construídas 80 barragens subterrâneas e instalados 70 dessalinizadores. O programa ainda prevê a implantação de sistemas de abastecimento de água em aproximadamente 70 comunidades da região e a recuperação e modernização de perímetros irrigados.






Os beneficiários são comunidades pobres do meio rural, constituídas de pequenos produtores rurais (assalariados, parceiros, arrendatários, posseiros, assentados), artesãos e outros grupos, desde que estejam representados por organizações comunitárias. Eles apresentam os projetos (instalação de casas de farinha, unidades de produção de mel e outros produtos ou compra de bovinos, por exemplo) e recebem recursos para viabilizar as atividades produtivas. Os critérios para que as associações apresentem seus projetos para esse novo financiamento, serão publicados após a assinatura dos contratos.





http://tribunadonorte.com.br/unoticia.php?id=78798

Nenhum comentário: