MIAMI BEACH - O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, deixou claro que o governo brasileiro está preocupado com a possibilidade de os Estados Unidos entrarem numa recessão em breve, tornando ainda mais aguda a atual crise de crédito em todo o mundo, mas não muito, mostra reportagem do Globo, neste domingo. Segundo ele, o país conta com três antídotos que, combinados, "dão um relativo conforto, ainda que uma recessão americana não seja boa para ninguém":
- O regime de câmbio flutuantemais as reservas elevadas dão tranqüilidade ao país, e há condição de fazer algum tipo de ajuste, caso surja a necessidade. Além disso, continua a haver um nível de confiança, porque a economia brasileira tem um crescimento hoje impulsionado pela demanda doméstica, baseada na expansão da renda e do crédito - disse Meirelles em entrevista na manhã de sábado.
Perguntado sobre a possibilidade de o Brasil mexer no sistema cambial, destacou que seria "incompatível" com os esforços de um país para preservar a taxa de inflação sob controle.
Meirelles, no entanto, evitou dar pistas sobre uma eventual mudança na taxa de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que acontecerá na terceira semana deste mês. Para ele, é mais conveniente se preocupar com a inflação do que com os juros.
http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/04/05/
meirelles_diz_que_brasil_tem_tres_antidotos_
contra_recessao_nos_eua-426710818.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário