domingo, 7 de outubro de 2007

Recuperar a família

Igreja reunida em Fátima

Os responsáveis das Conferências Episcopais Europeias criticaram ontem o aumento dos divórcios e de abortos na Europa, bem como a diminuição dos casamentos, considerando que este facto diminui o conceito de família tradicional.


Este foi o balanço do primeiro dia de trabalhos do Conselho das Comissões Episcopais Europeias (CCEE), que decorre em Fátima e onde participam 36 cardeais e bispos.

O aumento das famílias monoparentais também preocupa a Igreja que ontem disse que muitos casais olham para o casamento apenas como um contrato entre duas pessoas. O CCEE deixou um alerta aos poderes políticos para que estes tenham em atenção este fenómeno que é transversal à sociedade e afecta a educação das novas gerações.

Ainda em Fátima, e no âmbito das Jornadas Nacionais de Informação Pastoral dos Ciganos, o presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade, D. António Vitalino, bispo de Beja, apelou à Igreja Católica para investir na evangelização da comunidade cigana em Portugal, incentivando assim à sua integração social.

Nos últimos anos, a comunidade cigana foi alvo de avanços de outras igrejas e seitas, no entanto, a Igreja Católica quer inverter este fenómeno.

D. António Vitalino acredita que a dispersão dos ciganos por todo o País dificulta a acção dos sacerdotes, mas que é possível evagelizar esta comunidade que conta com 50 mil pessoas em Portugal.
Lusa

Nenhum comentário: