O presidente americano, George W. Bush, recusou ano passado um pedido secreto de Israel para realizar ataques aéreos contra a principal usina nuclear iraniana, informou sábado o jornal The New York Times na internet.
Citando altos funcionários americanos e estrangeiros, sem dar nomes, o jornal informou que Bush autorizou uma nova operação encoberta para sabotar o programa nuclear iraniano. Para os EUA, este programa tem como finalidade o desenvolvimento de armas nucleares.
O pedido foi feito ano passado pelo primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, que queria bombas antibunker americanas assim como uma permissão para voar sobre o Iraque para atacar o principal complexo de enriquecimento de urânio iraniano em Natanz, segundo o documento.
Mas altos funcionários do governo de Bush, liderados pelo secretario de Defesa, Robert Gates, convenceram o presidente de que qualquer ataque contra o Irã não seria efetivo, e levaria à expulsão dos inspetores internacionais e a uma maior reserva dos iranianos sobre seu programa nuclear, segundo o jornal.
Bush e seus assessores também discutiram a possibilidade de um ataque aéreo iniciar uma guerra no Oriente Médio, na que as tropas americanas no Iraque acabariam tendo de participar, segundo o Times.
No entanto, Bush optou por operações encobertas mais intensas em relação ao Irã, segundo o documento.
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/01/11/eua+recusam+pedido+de+israel+para+atacar+o+ira+imprensa+3279944.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário