terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Obama tem mais chances de derrotar McCain do que Hillary, segundo pesquisa

da Efe, em Washington




O senador democrata Barack Obama teria mais possibilidades de vencer uma hipotética disputa presidencial com o republicano John McCain do que Hillary Clinton, segundo revelou hoje uma pesquisa do jornal "The New York Times" e da rede de televisão "CBS".




Esta é a primeira vez em que a maior parte dos democratas diz preferir o senador de Illinois como candidato do partido nas eleições presidenciais americanas de novembro.




Em artigo publicado em seu site, o jornal indicou que após 40 prévias Obama conseguiu grandes avanços entre os principais grupos do partido, incluindo homens, mulheres, progressistas e moderados, assim como eleitores de rendas média e superior.




Nas últimas duas semanas, o senador venceu as 11 primárias que disputou com Hillary.




Republicanos



Entre os republicanos, a maior parte dessas pesquisas apontou a vitória de McCain, cujo rival, o ex-governador Mike Huckabee, não tem nenhuma possibilidade de tirar-lhe a candidatura, segundo os analistas.




A enquete revelou que 54% dos eleitores democratas dizem apoiar a indicação de Obama como candidato do partido, ao tempo que 38% disseram preferir Hillary.




O "The New York Times" afirmou que sua pesquisa coincide com outra consulta divulgada hoje pelo jornal "USA Today" que indicou que as preferências favorecem Obama em 51%, ao tempo que Hillary ficaria com 39% do apoio.




No entanto, o diário advertiu que essas enquetes não predizem o grau de popularidade dos candidatos em cada um dos estados, especialmente Ohio e Texas, que sediarão na próxima terça-feira, dia 4 de março, primárias consideradas fundamentais para a definição da candidatura democrata.




Texas



Segundo as últimas enquetes, no Texas há "um empate técnico" entre Hillary e Obama, ao tempo que em Ohio a ex-primeira-dama tem uma leve vantagem.




A pesquisa, realizada entre quarta-feira e domingo, entre 1.115 eleitores, indicou que 6 de cada 10 consultados disseram que Obama tem maiores possibilidades de derrotar McCain, o dobro dos que acreditam que Hillary é "mais elegível".




Além disso, um maior número de democratas acredita que o senador de Illinois pode propiciar uma "verdadeira mudança" em Washington.




A enquete também confirmou o grande favoritismo de McCain entre os republicanos, apoiado por oito de cada dez consultados para representar o partido nas eleições.




Quase 9 de cada 10 entrevistados disseram que McCain está preparado para chegar à Casa Branca em 20 de janeiro de 2009, e mais de 8 de cada 10 indicaram confiar em sua capacidade para enfrentar uma crise internacional.



www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u375979.shtml

Nenhum comentário: