quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Holanda: Desmantelada rede de tráfico de menores da Nigéria

Dezenas de pessoas foram detidas, a maioria em países europeus, na sequência do desmantelamento de uma rede internacional de tráfico de menores procedente da Nigéria, anunciou quarta-feira a Procuradoria de Holanda, onde ocorreu o maior número de detenções.


Na operação, cuja investigação começou há um ano, participaram as polícias da Holanda, Espanha, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, França e Estados Unidos, segundo o comunicado da Procuradoria holandesa.


Os detidos suspeitos de participar na rede são todos de origem nigeriana.
Além de 13 pessoas em várias cidades da Holanda - seis delas em Amesterdão - na operação foram detidas duas outras em Madrid, uma em Nova Iorque, uma em Antuérpia, uma em Coventry (Inglaterra) e outra em Dublin.


A organização conseguiu traficar durante anos em grande escala jovens nigerianas que se candidatavam ao estatuto de asilo político.


As menores eram atraídas com falsas promessas de empregos e posteriormente forçadas a trabalhar na prostituição em qualquer ponto da Europa, explicou a Procuradoria.


Depois de as transferirem para a Europa, os traficantes facultavam-lhes documentação de viagem falsa, bilhetes de avião e instruções para pedir asilo à chegada ao aeroporto de Amesterdã.


A investigação estimou em 140 as menores de origem nigeriana que entraram na Holanda como requerentes de asilo, tendo depois sido enviadas para outros pontos do continente.


Algumas foram encontradas durante a investigação e «várias raparigas foram localizadas trabalhando na prostituição em França, Itália e Espanha», segundo a Procuradoria holandesa.


Os detidos na operação são suspeitos de traficar com seres humanos, associação criminosa, falsificação de documentos de identidade, dinheiro e branqueamento de capitais.


Diário Digital / Lusa

Nenhum comentário: