sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Bolsa de NY fecha em alta, liderada por Microsoft

O mercado norte-americano de ações fechou em alta, com os investidores reagindo positivamente ao informe de resultados da Microsoft e à previsão de que a financeira de crédito imobiliário Countrywide Financial voltará a ter lucro no quarto trimestre; rumores de que o executivo-chefe do Merrill Lynch será obrigado a deixar o cargo em breve também contribuíram para a alta.

"Recebemos notícias tremendas de dois dos grupos mais importantes, o de tecnologia e o financeiro. Mas eu não acho que exista impulso para que esse movimento de alta continue no curto prazo. Os lucros das empresas em geral têm sido 'mais ou menos', e tendo em vista os níveis em que o mercado está, seriam necessárias novas surpresas positivas", comentou o operador Paul Schatz, da Heritage Capital. O índice Dow Jones teve a maior alta do mês e o Nasdaq teve o sexto maior ganho em pontos de 2007. Dow Jones, Nasdaq, S&P-500 e NYSE Composite acumulam altas em seis das últimas sete semanas.

Das 30 componentes do Dow Jones, 28 ações fecharam em alta. As ações da Microsoft subiram 9,50%, para o nível mais alto em mais de sete anos, acrescentando US$ 28,6 bilhões ao valor do mercado da empresa, em reação a seu informe de resultados. No setor financeiro, as ações da Countrywide avançaram 32,36%. Apesar de a maior provedora de créditos hipotecários dos EUA ter anunciado seu primeiro prejuízo trimestral em 25 anos, ela divulgou a projeção de que deverá voltar a ter lucro já no quarto trimestre. Embora as ações da Countrywide tenham subido 14% nesta semana, elas ainda acumulam uma queda de 60% em 2007.

As ações do Merrill Lynch subiram 8,5%, em reação a rumores de que o CEO Sam O'Neill estaria para ser afastado por causa do prejuízo sofrido no terceiro trimestre e por supostas iniciativas para uma fusão que ele teria tomado sem o conhecimento do resto da diretoria.

Fechamento

O índice Dow Jones fechou em alta de 0,99%, em 13.806,70 pontos. O Nasdaq encerrou com ganho de 1,94%, em 2.804,19 pontos. O S&P-500 subiu 1,38%, para 1.535,28 pontos. O NYSE Composite avançou 1,59%, para 10.189,13 pontos. Na semana, o Dow Jones acumulou uma alta de 2,11%, o Nasdaq, um avanço de 2,90%, e o S&P-500, um ganho de 2,31%. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agencia Estado - Renato Martins

Nenhum comentário: