Da France Presse, em Washington
Os astronautas a bordo do ônibus espacial Discovery entraram pela primeira vez neste sábado (27) em um módulo recém-chegado à Estação Espacial Internacional, enquanto que seus colegas se preparavam para a segunda caminha espacial da missão.
O italiano Paolo Nespoli e a comandante da estação, a americana Peggy Whitson, abriram as escotilhas do módulo Harmony às 8h24 (12h24 GMT) deste sábado e começaram a prepará-lo para seu futuro trabalho."Por hoje, o objetivo é deixar a ventilação instalada", explicou Rick LaBrode, o chefe da missão Discovery.
O módulo tem o tamanho de um ônibus e foi anexado à estação durante primeira caminhada espacial na sexta-feira (26). Ele vai conectar os dois laboratórios, um japonês e outro europeu, que deverão ser enviados à estação nos próximos meses.
"Tudo está indo às mil maravilhas", declarou LaBrode. "Vamos continuar. Amanhã será um grande dia".A caminhada espacial programada para domingo (28) será realizada pelos astronautas Scott Parazynski e Daniel Tani e terá como objetivo transportar uma viga que suporta um grupo de painéis solares da estação.
Esta reconfiguração é necessária para preparar a estação para a chegada de novos laboratórios. Os astronautas devem utilizar um braço-robô para mover a viga. Sua instalação será completada nas próximas caminhadas.
Os astronautas também farão reparos externos no Harmony.
Durante a missão de duas semanas do Discovery é esperado que os astronautas realizem um recorde de cinco caminhadas com uma duração total de cinco horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário