quinta-feira, 9 de abril de 2009

Novo Enem poderá substituir o Enade

Envie um e-mail para mim!






Demétrio Weber | Agência O Globo, Brasília





O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá substituir não só o vestibular, mas a parte do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado atualmente nos calouros. É o que disse ontem à noite o ministro da Educação, Fernando Haddad, em encontro com donos de instituições privadas. Haddad quer que o setor privado também participe do novo Enem, ao lado das universidades federais. Segundo o ministro, a presença das privadas será importante para que o novo Enem “emplaque”.


A proposta é que o teste nacional, realizado na mesma data, em todo o País, substitua os vestibulares. O ministro fez o convite na sede da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), sem detalhar como funcionaria o novo sistema de seleção nas particulares. Ao acenar com o fim do Enade para calouros, o governo atende a uma reivindicação de donos de faculdades.


O Enade, teste substituto do Provão, avalia universitários que estão no início e no fim do curso. Além da nota conferida a cada curso, o Enade calcula um indicador chamado IDD, que compara a nota de calouros e formandos. Quanto maior for a diferença favorável aos formandos, melhor para a instituição.


Donos de universidades reclamam, porém, que grande parte dos calouros é avaliada após frequentar um ano de curso. Assim, a nota dos ingressantes já refletiria o trabalho da instituição de ensino, sem que isso seja captado pelo IDD. O novo Enem será apresentado em detalhes às entidades do setor privado em reunião no Ministério da Educação, ainda sem data. O presidente da Anup, Abib Salim Cury, disse que, em tese, a proposta é positiva. Hoje, centenas de instituições selecionam seus estudantes com base no Enem.





www.atarde.com.br/vestibular/noticia.jsf?id=1120544

Nenhum comentário: