sexta-feira, 7 de novembro de 2008

UFPA, UFRA e MPEG realizam estudos na região Mamuru - Arapiuns






Da Redação
Agência Pará







Pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, Universidade Federal do Pará – UFPA e do Museu Paraense Emílio Goeldi estão realizando estudos no conjunto de glebas Mamuru – Arapiuns, área que está sob limitação administrativa provisória, instalada pelo governo do Estado para fins de ordenamento territorial. O objetivo do trabalho é fazer o levantamento de informações socioambientais, da oferta e demanda de produtos florestais e sobre a fauna, as quais comporão o Relatório Ambiental Preliminar – RAP, documento que subsidiará os editais de licitação para o primeiro processo de concessão florestal no Pará.










Até este sábado (9), pesquisadores da UFRA estarão envolvidos na coleta de dados socioambientais e sobre os produtos florestais disponíveis na região. Na segunda quinzena do mês de dezembro, a UFPA e o MPEG farão o levantamento das espécies animais existentes na área.








A região das Glebas Mamuru – Arapiuns é pouco estudada e conhecida pelas instituições estaduais e federais, sendo que grande parte das informações serão obtidas nos estudos que vão embasar o RAP.








As futuras unidades de manejo, assim como as áreas de uso comunitário, serão identificadas a partir dos estudos do RAP, principalmente dos estudos socioeconômicos e a descrição da flora e da fauna e o Inventário Florestal Amostral. Os estudos preliminares sustentarão a indicação das áreas que serão destinadas ao processo de concessão florestal.









Texto: Adriana Martins / Ideflor


Nenhum comentário: