segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Governadora recebe presidente Lula em Tucuruí






Da Redação
Agência Pará




A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, viaja nesta terça-feira 4, para Tucuruí, onde receberá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vai inaugurar a segunda casa de força da Usina Hidrelétrica (UHT), sediada naquele município, considerada pela Eletronorte a maior obra já realizada na Amazônia.





O gabinete da governadora informou que o evento é da Eletronorte, mas que o Estado entra como parceiro. Na semana passada, em conversa com jornalistas de Belém, Ana Júlia Carepa mencionou o trabalho que o governo federal realiza no Pará, com destaque para as obras estruturantes do PAC.






O encontro com o presidente Lula em Tucuruí acontece um dia antes da viagem de Ana Júlia Carepa à China, onde ela pretende firmar parceiras e acordos comerciais no exterior. O investimento em energia não está descartado, embora não tenho sido ponto de conversa entre a governadora e a imprensa.






No entendimento da governadora, a viagem para a China será um momento de grande oportunidade para o Estado do Pará mostrar seu potencial e estabelecer laços comerciais com o país que mais cresce no mundo. Ela disse também que a experiência dos chineses é importante para a consolidação de projetos como os parques de ciência e tecnologia.






Usina - Hoje, a potência instalada da UHT é de 8.370 MW e representa 10% de toda a capacidade instalada no Brasil. A energia gerada em Tucuruí chega a praticamente todas as regiões do país, por meio do Sistema Interligado Nacional. São atendidos também os grandes projetos minerometalúrgicos, como as empresas da Vale no Pará.






O site da Eletronorte informa que as obras da primeira casa de força da hidrelétrica, com 12 unidades geradoras de 350 MW, e duas auxiliares de 22,5 MW, foram concluídas em dezembro de 1992. Em junho de 1998, foi iniciada a construção da segunda casa de força, com 11 unidades geradoras de 375 MW, concluída em abril de 2007.






Os investimentos na expansão totalizaram R$ 3,7 bilhões. A energia firme e renovável de Tucuruí é escoada por linhas de transmissão de 230 kV e 500 kV. Além de atender os mercados do Pará, Maranhão e Tocantins, com cerca de 3.500 MW médios mensais, a usina exporta energia para os sistemas Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.






Eclusas - Os rios Tocantins e Araguaia banham as regiões Centro-Oeste e amazônica em extensões superiores a dois mil km. Transformados em hidrovias (modal de transportes de baixo custo) esses rios poderão ser fatores determinantes na exploração de recursos minerais e agropecuários.






Em 1981, foram iniciadas as obras desse Sistema pela Eclusa 1 e, até 1984, as obras tiveram andamento normal, mas o ritmo foi diminuindo até a total paralisação, em 1989. Em julho de 2004, as obras foram retomadas em ritmo intenso. Em 2006, foi assinado o Convênio de Delegação para a continuidade da execução das obras civis das eclusas 1 e 2. Em 2007, as obras civis foram reiniciadas com previsão de conclusão em junho de 2010.






Luz para Todos - No entorno de Tucuruí, 20.436 domicílios serão atendidos pelas obras distribuídas por 16 municípios do Pará. Até o momento foram energizados 18.561 domicílios. Um levantamento elaborado pela Celpa identificou cerca de 11 mil novos domicílios na região do entorno de Tucuruí que necessitam de atendimento pelo Programa Luz para Todos, e que foram incorporados ao contrato.






A primeira parcela do financiamento foi liberada em março de 2008. Para atender às comunidades do meio rural, fora da abrangência do entorno de Tucuruí, foram firmados entre a Celpa e a Eletrobrás outros três contratos para o atendimento a 189.962 domicílios. Além desses, a Celpa firmou contrato com o governo do Estado do Pará para o atendimento a outros 11.699 domicílios.






A quantidade de domicílios já energizados chega a 134.188, que, somados às ligações na região do entorno de Tucuruí, perfazem um total de 152.749 domicílios atendidos (aproximadamente 763.745 pessoas). Para 2008 a meta de atendimentos previstos é de 75.080 domicílios (aproximadamente 375.400 pessoas).






Texto: Secom - Fonte Eletronorte


Nenhum comentário: