sexta-feira, 29 de agosto de 2008

PF prende 27 envolvidos em fraude em Detrans no Nordeste











O Globo Online
Operação da Polícia Federal contra fraude no Detran na Paraíba - Reprodução de TV

PARAÍBA - A Polícia Federal desarticulou nesta sexta-feira um esquema de inserção de dados falsos nos sistemas do Departamento de Trânsito (Detran) do estado da Paraíba. A operação, batizada de Cascavel, contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Ministério Público da Paraíba e da Secretaria de Segurança. Até o início da tarde, 27 pessoas foram presas (duas em Pernambuco). Entre elas, está o coordenador do registro nacional de veículos da Paraíba, Aureliano Delfino. A PF cumpre 35 mandados de prisão temporária e 60 mandados de busca e apreensão.






De acordo com os policiais, o esquema era chefiado por policiais militares e funcionários do Detran da Paraíba, mas agia também em Alagoas e em Pernambuco. A quadrilha roubava carros na Paraíba e os levava para os outros estados para despistar a polícia, depois, levavam os veículos de volta para a legalização.






Segundo informações da PF, os criminosos tinham a colaboração de funcionários responsáveis pela inserção dos dados no sistema do Detran. As investigações constataram que a quadrilha mudava os dados identificadores dos veículos para conseguir regularizá-los com a ajuda de estelionatários e despachantes que conseguiam novos Certificados de Licenciamento e Registro dos Veículos pelo Detran.






Também foi descoberto pela PF que os criminosos atuavam no esquema de fraude na emissão de carteiras de habilitação. Com as investigações, a polícia verificou a emissão irregular de várias carteiras de habilitação e a regularização fraudulenta de 300 veículos.






Em nota, o Detran informa que assim que tiver conhecimento dos nomes dos funcionários envolvidos, eles serão afastados da função. O comunicado também ressalta que a direção do órgão espera que os culpados respondam pelos erros praticados.





http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/08/29/pf_prende_27_envolvidos_em_fraude_em_detrans_no_nordeste-548001344.asp




Nenhum comentário: