segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Lula demonstra apoio a Morales em tensão política interna

Presidente boliviano enfrenta disputa interna com estados opositores.
Santa Cruz, por exemplo, desafia o governo e apresenta projeto de autonomia regional.
TIAGO PARIZ Do G1, em La Paz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou nesta segunda-feira (17) apoio ao colega boliviano Evo Morales na disputa interna com os departamentos [estados] opositores.

"É importante o diálogo e entendimento na democracia, respeitando as instituições e a integridade nacional de maneira conciliadora e pacífica. A paz e o desenvolvimento são indissociáveis. Não se consegue pensar em uma nova política sem reformas que implementem uma verdadeira justiça social. Da mesma forma não se logra desenvolvimento em clima de conflito", disse o presidente Lula.

A Bolívia está dividida entre os que apóiam Morales e os que defendem a autonomia departamental. Enquanto a capital boliviana, La Paz, comemora a aprovação da Constituição, o departamento de Santa Cruz, por exemplo, desafia o governo ao apresentar um projeto de autonomia regional.

'Meia lua'

Além de Santa Cruz, há os departamentos de Beni, Pando, Tarija, Cochabamba e Chuquisaca, que formam o eixo da "meia lua", alusão ao desenho formado no mapa boliviano. E fazem forte oposição ao governo de Morales.

Uma das disputas é a aprovação da Constituição. Segundo os oposicionistas, houve "vícios de ilegalidad"” na sessão da Assembléia Constituinte em que se votou a Carta. O principal partido de oposição, o Poder Democrático Social (Podemos), boicotou a votação por não concordar com o caminho tomado pelo partido governista, Movimento ao Socialismo.

Por conta dessa divisão, Morales tem feito reiterados pedidos por diálogo com os prefeitos dos departamentos opositores. Até agora, nenhuma conversa ou negociação ocorreu realmente. Os oposicionistas dizem que o presidente boliviano não deseja negociar uma pacificação do país.



do site:

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL223446-5602,00-LULA

+DEMONSTRA+APOIO+A+MORALES+EM+TENSAO+

POLITICA+INTERNA.html

Nenhum comentário: