Explosões ocorreram durante realização de ato político e perto de consulado dos EUA em Peshawar
Efe
ISLAMABAD - Pelo menos 29 pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas em dois atentados perpetrados na zona noroeste do Paquistão, informaram nesta segunda-feira, 5, autoridades locais. Uma das explosões ocorreu durante um ato político e outras cinco aconteceram perto do consulado dos EUA em Peshawar.
Ali Shah/Reuters
Policiais acompanham resgate a vítimas dos atentados em Timergara
O primeiro ataque deixou 25 mortos e mais de cem feridos na região do Baixo Dir, no noroeste do país. O atentado ocorreu na localidade de Timergara, onde se realizava um ato público do governante Partido Nacional Awami (ANP, pashtun e laico), segundo disse o subdiretor de Polícia da divisão de Malakand, Quazi Jameel, à emissora Dawn TV.
De acordo com Jameel, as primeiras investigações indicam que o ataque foi de tipo suicida, algo que corroborou em declarações ao canal Express TV o porta-voz do ANP, Sahid Khan. Uma fonte oficial citada por este último canal cifrou em 25 as vítimas fatais no atentado, uma quantidade que concorda com a versão de um médico do hospital do distrito que disse à Geo TV ter recebido 25 cadáveres em seu hospital.
Após a explosão, os serviços de ajuda, apoiados pelos aldeões, começaram a resgatar feridos entre os escombros e a levá-los aos hospitais mais próximos, onde as autoridades declararam o estado de emergência. Mais de 100 feridos foram levados ao hospital, segundo os médicos.
A explosão ocorreu perto de uma casa de hóspedes, um posto de controle da Polícia e um escritório de passaportes no mercado principal de Timergara, uma localidade situada na conflituosa Província da Fronteira Noroeste (NWFP).
O atentado foi condenado pelo primeiro-ministro paquistanês, Yousuf Raza Gillani, que emitiu um comunicado no qual anunciou a abertura de uma investigação imediata e ordenou proporcionar bom atendimento médico aos feridos.
A NWFP e seu adjacente cinturão tribal fronteiriço com o Afeganistão, onde se refugiam vários grupos da insurgência Taleban e membros da rede terrorista Al-Qaeda, são cenário de constantes episódios de violência e atentados.
Consulado
O segundo ataque aconteceu em Peshawar, onde há um consulado americano. Pelo menos quatro pessoas morreram e 18 ficaram feridas nessas cinco explosões, que foram acompanhadas de tiroteios, informou uma fonte da Polícia.
As detonações ocorreram às 13h30 no horário local (05h30 em Brasília) em um intervalo de 20 minutos na capital da NWFP. Uma fonte diplomática dos EUA que o prédio do consulado sofreu "danos bastante graves".
Alguns prédios da região atacada ruíram por causa das explosões, segundo a Dawn TV. As forças de segurança isolaram a região e cortaram a estrada de Khyber. Os feridos foram transferidos para diversos hospitais da cidade.
www.estadao.com.br
Envie um e-mail para mim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário