Segundo economista, está havendo 'ajuste forte' na atividade.
CNI avalia que corte de juros poderia ser superior a um ponto.
"Mesmo assim, a economia brasileira pode crescer mais do que a média mundial. O cenário de ajuste é forte. Se os números não se agravarem mais, é um cenário otimista. Se vai entrar em recessão técnica, ou não [que se configura por dois trimestres consecutivos de queda do PIB], vamos ver", disse Castelo Branco, da CNI.
Juros
Por conta deste cenário de forte desaceleração econômica, o economista da CNI disse que seria possível reduzir mais os juros nesta semana. Na próxima terça e quarta-feiras (10 e 11) está marcada uma nova reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, para definir o nível da taxa básica de juros, atualmente em 12,75% ao ano. O mercado acredita que os juros serão reduzidos em um ponto percentual, para 11,75% ao ano.
"O Copom deveria intensificar os cortes de juros e reduzir mais do que um ponto percentual. Há mais risco de crescimento zero do que de inflação neste ano. A política monetária [definição dos juros pelo BC] está atrasada. A política monetária deveria responder com cortes mais fortes de juros", avaliou Castelo Branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário