terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Carro em chamas é lançado contra uma sinagoga na França






Da EFE






(Atualiza com a reação de Sarkozy)


Paris, 6 jan (EFE).- Uma sinagoga da cidade de Toulouse, na França, foi atacada na noite passada por um grupo de desconhecidos que lançaram um veículo em chamas contra a entrada do edifício.


A Prefeitura da cidade confirmou que não há feridos, mas houve grandes danos materiais na sinagoga, na qual, no momento do incidente, um rabino dava aula a um grupo de adultos.


Os agentes policiais encontraram muito próximo do local outro veículo com dois coquetéis molotov.


As autoridades de Toulouse abriram uma investigação para tentar encontrar os autores deste ataque, considerado uma "agressão anti-semita" pelo Escritório Nacional de Vigilância contra o Anti-semitismo (BNVCA) da França.


Em comunicado, esta entidade afirma que o veículo incendiado continha dois coquetéis molotov, assim como o que foi encontrado nas proximidades da sinagoga, mas este não chegou a pegar fogo.


O presidente francês, Nicolas Sarkozy, condenou "com a maior firmeza" este "ato de vandalismo" e pediu à Polícia e à Justiça que façam o necessário para que seus autores sejam punidos.


Em comunicado divulgado pelo Palácio do Eliseu, o chefe do Estado francês ressalta que a união nacional e a solidariedade são "a única resposta possível e a única atitude digna de nosso país nas trágicas circunstâncias vividas no Oriente Médio".


A ministra do Interior francesa, Michèle Alliot-Marie, denunciou este "ato débil e degradante" e expressou seu desejo de que os autores sejam levados à Justiça o mais rápido possível. EFE







http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL944787-5602,00-CARRO+EM+CHAMAS+E+LANCADO+CONTRA+UMA+SINAGOGA+NA+FRANCA.html











Nenhum comentário: