sábado, 16 de agosto de 2008

Peregrinos ignoram perigo e seguem para santuário no Iraque











Reuters

Soldado passa por mulher iraquiana em Baquba, na província de Diyala  - Reuters

KERBALA, Iraque - Centenas de milhares de peregrinos desafiaram os diversos ataques a bomba que sacudiram o país e chegaram à cidade santa de Kerbala, neste sábado, para participar de um rito que se tornou uma demonstração anual de força da maioria xiita.

Muito dos peregrinos andaram por dias, sob temperaturas acima dos 50 graus, para celebrar o nascimento do Iman Mohammed al-Mehdi, uma figura messiânica que os xiitas acreditam ter desaparecido séculos atrás e que irá voltar para trazer paz ao mundo.

A explosão de uma bomba colocada em um carro estacionado em Bagdá atingiu alguns peregrinos no início da manhã deste sábado, deixando seis mortes e outros 10 feridos, informou a polícia.

Na noite de sexta-feira, uma van cheia de explosivos foi detonada perto de uma estação de ônibus na cidade de Balad, onde peregrinos estavam reunidos. Nove pessoas morreram e 40 ficaram feridas, de acordo com os números da polícia. A cidade xiita fica em uma região predominantemente sunita, na região norte de Bagdá.

Autoridades disseram que conseguiram evitar o derramamento de sangue em Kerbala. No ano passado, a peregrinação foi marcada por tiroteios entre facções xiitas e forças de segurança iraquianas.

"Graças a Deus, a situação está sob controle", afirmou o capitão Abdullah Muhammad, do Exército iraquiano em Kerbala.




http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/08/16/peregrinos_ignoram_perigo_seguem_para_santuario_no_iraque-547784926.asp

Nenhum comentário: