sexta-feira, 6 de junho de 2008

Hillary e Obama se reúnem em Washington











Agências internacionais

Hillary e Obama durante debate no fim do mês passado - Reuters

WASHINGTON - O candidato à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, e a senadora Hillary Clinton tiveram uma reunião na noite de quinta-feira em Washington, confirmaram fontes do Partido Democrata. A rede de televisão CNN havia afirmado, momentos antes, que o encontro havia sido realizado na residência da ex-primeira-dama, mas as fontes esclareceram que foi em outro lugar. Pouco antes, uma pesquisa da emissora informara que Obama, que conquistou a sua indicação há apenas três , e John McCain, estão praticamente empatados na preferência do eleitorado .





"Os senadores Obama e Hillary tiveram uma discussão produtiva sobre o importante trabalho que precisa ser feito até para o sucesso do partido em novembro", informou o comunicado conjunto das duas equipes de campanha.





(Acompanhe as campanhas democrata e republicana nos blogs de Marília Martins e José Meirelles Passos )





Robert Gibbs, porta-voz do Partido Democrata, disse que os ex-rivais pela candidatura presidencial desejavam falar sobre a necessidade de se unirem em prol da unidade do partido.





" Os senadores Obama e Hillary tiveram uma discussão produtiva sobre o importante trabalho que precisa ser feito até para o sucesso do partido em novembro "

O jornal "The New York Times" informou em sua versão na internet que a reunião havia sido pedida por Hillary, depois de vários encontros entre seus assessores e os de Obama.





De acordo com a rede CNN, foi um encontro reservado, que teve a presença apenas dos dois políticos e de assessores próximos.





A fim de se encontrar com Hillary, Obama adiou o vôo que faria para Chicago na quinta à noite, pouco após ter realizado um comício na cidade de Bristow, no norte de Virgínia.





Hillary enviou na quinta-feira uma mensagem eletrônica a seus partidários em que prometeu que ajudará o senador por Illinois a chegar à Casa Branca. A mensagem confirmou que a senadora por Nova York se reunirá com seus seguidores em Washington para agradecer a ajuda que teve na disputa pela candidatura presidencial do Partido Democrata.





"Sempre disse durante a campanha que apoiaria energicamente o senador Obama se ele se tornasse o candidato do Partido Democrata e pretendo cumprir esta promessa", destacou Hillary.





A mensagem acrescentou que "minhas diferenças com o senador Obama são pequenas comparadas com as que tenho com o senador John McCain", virtual candidato republicano nas eleições de novembro.





A campanha de Hillary emitiu na quinta-feira um comunicado em que esclareceu que a ex-primeira-dama não está buscando a vice-presidência e que a eleição da candidatura democrata a este posto "deve ser tomada pelo senador Obama e somente por ele".




http://oglobo.globo.com/mundo/eleicoesamericanas/mat/2008/06/06/hillary_obama_se_reunem_em_washington-546683533.asp

Nenhum comentário: