segunda-feira, 2 de junho de 2008

Fogo destrói parte do acervo da Universal











Cenários de ‘De Volta Para o Futuro’ e ‘King Kong’ sofrem danos sérios




AP, Los Angeles





Um incêndio que começou na manhã de ontem destruiu parte do acervo do estúdio de cinema e televisão Universal, a cerca de 15 quilômetros do centro de Los Angeles. Além de danificar mais de 40 mil rolos de filmes e vídeos, o fogo destruiu cenários clássicos que fazem parte do parque temático que o estúdio mantém aberto à visitação do público. Uma réplica do personagem King Kong, que gritava para os visitantes - e era parada obrigatória dos turistas - e um set do longa-metragem De Volta Para o Futuro (sucesso de Robert Zemeckis, de 1985) foram atingidos pelas chamas.




O incêndio começou em um estúdio de som localizado em um cenário que reproduzia fachadas de ruas de Nova York, por volta das 4h30, e foi contido durante o dia pelos bombeiros.




Entre os vídeos danificados havia, por exemplo, trechos das filmagens de séries de televisão como Miami Vice e I Love Lucy. Segundo o estúdio, porém, todo o material tinha cópias de segurança arquivadas em um outro local. “Nada está perdido para sempre”, disse Ron Meyer, presidente da NBC Universal, que comanda o estúdio - localizado num terreno de 160 hectares.




O conhecido quarteirão do tribunal de De Volta Para o Futuro, porém, foi destruído, e a torre que continha o relógio que permitiu ao personagem de Michael J. Fox viajar no tempo ficou danificada. Segundo Daryl Jacobs, inspetor do corpo de bombeiros, pelo menos três quadras de cenários foram avariadas pelo fogo. Um filme publicitário estava sendo rodado quando o incêndio começou, mas ninguém foi ferido. As causas do incidente ainda estão sendo investigadas.




Segundo Meyer, o parque seria reaberto ainda na tarde de ontem. O trajeto das visitas, porém, seria alterado para evitar a área onde fica o King Kong. Cerca de 25 mil pessoas visitam o parque temático todo fim de semana.




Fundado em 1909 pelo empresário Carl Laemmle, sob o nome Independent Moving Picture Company, o estúdio - que passou a ter a palavra Universal no nome em 1912 - foi sede de filmagens de vários sucessos recentes do cinema, como Guerra dos Mundos, de 2005, além de ter produzido centenas de filmes clássicos. Uma das atrações mais populares do parque é a casa que aparece em Psicose, de Alfred Hitchcock.



http://txt.estado.com.br/editorias/2008/06/02/int-1.93.9.20080602.6.1.xml

Nenhum comentário: