Para comemorar o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, o Ministério Público do Trabalho e o Pátio Central Shopping, de Campo Grande, vão promover neste sábado, 12 de junho, uma ação para mobilizar a população contra a exploração da mão-de-obra de crianças e adolescentes.
As lojas da praça da alimentação do Pátio Central vão servir os clientes utilizando forros de bandeja da campanha “Trabalho infantil é um espetáculo que não tem graça”, elaborada pelo Ministério Público do Trabalho de Alagoas e cedida para divulgação nacional.
Segundo dados do Sistema de Informações sobre Focos de Trabalho Infantil da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MS), somente nos 5 primeiros meses deste ano, foram flagradas em Mato Grosso do Sul 166 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Em 2009, durante todo o ano, esse número chegou a 229. De acordo com o relatório do sistema, alguns dos setores econômicos que mais empregam crianças no estado são os de alimentação, comércio varejista de hortifrutigranjeiros, comércio ambulante e atividades como de lavadores e guardadores de carros.
O superintendente do Pátio Central, João Rodi, diz que o problema requer o engajamento de toda a sociedade.
“Todos temos que nos mobilizar para conscientizar empresários e , principalmente, as famílias que vêem no trabalho infantil uma alternativa de sustento, que lugar de criança é na escola. Existem no país mecanismos, como os programas sociais dos governos federal e estadual, capazes de melhorar a renda dos mais carentes, a fim de evitar que os filhos sejam explorados no trabalho. O Pátio Central será sempre parceiro de iniciativas como essa”, explica Rodi.
www.msnoticias.com.br
Envie um e-mail para mim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário