sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Escola de Governo diploma primeira turma de programa formativo






Da Redação
Agência Pará

A alegria tomou conta da primeira turma de formandos do Programa Formativo Secretariado na Administração Pública da Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA). A solenidade foi realizada na noite desta quinta-feira 18, no auditório Eduardo Lauande e contou com a participação de 32 formandos e seus familiares.

Geraldo Donizete, da Diretoria de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas (DDVP), que representou a diretora geral da Escola, professora Edilza Fontes, salientou a importância da certificação dessa primeira turma. “Vocês, estão abrindo um leque de oportunidades para novas pessoas que querem ter uma melhor formação nessa área. Essas pessoas, assim como vocês, terão a oportunidade de agregar novos conhecimentos que darão respostas às novas necessidades que vem surgindo”.

A turma iniciou suas atividades em março de 2008, o curso teve duração de oito meses. Os alunos tiveram a oportunidade de melhorar sua formação por meio das disciplinas: Básico de Secretariado, Avançado de Secretariado, Qualidade no Atendimento ao Público, Técnicas de Arquivo e Controle de Documentos, Redação Oficial e Gramática Aplicada, Técnicas de Elaboração de Relatórios, Informática Básica e Básico de Linux. Dessas disciplinas, uma das mais importantes segundo os formandos foi a de informática básica, como ressalta a formanda Elvina dos Santos Brigida, “Eu achei essa nova metodologia muito válida, principalmente porque eu não conhecia muita coisa de informática básica, e isso ajudou muito na hora de atender ao público. O curso facilitou bastante o meu trabalho”.

Hoje a EGPA já tem mais de dez Programas Formativos implantados cada um com o mínimo de 180 horas. Essa nova metodologia de ensino oferecida pela EGPA é importante para os servidores públicos, pois lhes possibilita ter uma maior habilidade ao tratar com o público em geral. Como salienta a formanda e oradora da turma, Marcela Silva da Conceição: “Esse programa formativo que a EGPA oferece é uma oportunidade maior de qualificação para os servidores, uma vez que o curso tem oito meses no mínimo. E eu acredito que isso vai fortalecer, ainda mais, a máquina pública e vai estimular os outros servidores a se qualificarem e a prestar um serviço de maior qualidade para a sociedade. Com esse curso eu aprendi a ter mais cuidado na minha relação com o público, isso é muito importante”.

Após as homenagens dos formandos aos seus colegas e professores o coordenador da DDVP, que também estava compondo a mesa, falou da importância do trabalho da EGPA na formação dos servidores públicos e da necessidade da educação continuada para o melhoramento da gestão pública: “A prática da Escola nessa atual gestão permite democratizar o acesso dos servidores públicos aos cursos de Pós-Graduação, pois ele prevê o acesso dos alunos através de editais e não de indicações. Eu espero que isso sirva de estímulo para que vocês continuem se aprimorando no serviço público”. Ao fim da solenidade foi oferecido aos formandos e seus familiares um coquetel de despedida.

A qualificação continuada por meio de programas formativos que são cursos com maior carga horária está prevista no Projeto Político Pedagógico da Escola que foi aprovado em dezembro do ano passado.

Texto: Ascom EGPA

Nenhum comentário: