terça-feira, 30 de setembro de 2008

Acordo Ortográfico precisa de concertação





Acordo Ortográfico precisa de concertação Cabo Verde considera importante "a calendarização da entrada em vigor" do acordo com Portugal
Sebastião Moreira/Lusa
Cabo Verde considera importante "a calendarização da entrada em vigor" do acordo com Portugal



Segundo o ministro de Cultura de Cabo Verde





A cumplicidade de alguns países africanos de língua portuguesa no sector de indústria gráfica ou em assuntos científicos e académicos em Portugal, tornam necessário a concertação dos interesses para a entrada em vigor do acordo.






Cabo Verde já ratificou há muito o Acordo Ortográfico mas faz depender a sua entrada em vigor de um entendimento com Portugal, afirma o ministro da Cultura do Arquipélago, Manuel Veiga.







O Presidente do Brasil promulgou segunda-feira o Acordo Ortográfico, que vai vigorar no Brasil a partir de Janeiro e que terá implantação gradual até 2012, quando se torna obrigatório.







Cabo Verde, S. Tomé e Portugal já promulgaram o acordo mas o governo do arquipélago cabo-verdiano entende que "a calendarização da entrada em vigor" deve ser concertada entre Portugal e os países africanos de Língua Portuguesa.







Manuel Veiga entende que o Brasil, se assim o quiser, pode faze-lo sozinho, porque é nesta matéria "auto-suficiente" (produz por exemplo os seus próprios livros escolares).







"Mas nós não somos. Sobretudo os Países Africanos de Língua Portuguesa têm muita cumplicidade com Portugal, não só na parte gráfica mas também em matérias científicas e académicas", disse o ministro, defendendo por isso "uma concertação para uma calendarização", tendo também de haver em Cabo Verde acordo entre o Ministério da Cultura e o da Educação.







"Portugal e os Países Africanos de Língua Portuguesa devem andar em sintonia, dada a cumplicidade e a cooperação nesta matéria. Precisamos dessa harmonização porque se o Acordo fracassar é um fracasso para todos", reafirmou Manuel Veiga à Lusa, lembrando que antes do final do ano haverá uma reunião de todos os ministros da Cultura dos países de Língua Portuguesa, precisamente para debater o Acordo Ortográfico.










http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/413158







Nenhum comentário: